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Exercícios de Pilates para escoliose

Conheça alguns exercícios de Pilates para escoliose, e em que o método Pilates auxilia no tratamento da escoliose.

Exercícios de Pilates para escoliose

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Você alguma vez já ouviu falar da escoliose? Pois é, a escoliose é o nome dado a alteração tridimensional da coluna vertebral, e ela vai muito além do ângulo fisiológico da estrutura da coluna, existem várias causas para ela, sendo congênita e até mesmo uma doença neuromuscular, e por isso os exercícios de pilates para escoliose são indicados.

E mesmo tendo tantos motivos para que ela aconteça os casos que mais acontecem é o tipo idiopático, que não possui causa conhecida. Enquanto as curvaturas da coluna escoliótica, podemos dizer que elas podem ter forma de C e de S, mas curvaturas em S ainda assim são as mais comuns, o motivo disso é simples, isso acontece por que o próprio corpo tenta corrigir o problema, e a compensação é levada ao outro lado da coluna também.

Vale lembrar que nem todos os desvios da coluna são considerados como escoliose, afinal existem diversos problemas posturais, e é comum que muitas pessoas possuem algum tipo de desvio, mas somente desvios da coluna acima de 10 graus levam o nome de patologia, abaixo disso ele é considerado comum e quase todas as pessoas podem ter.

Abaixo vamos te mostrar alguns exercícios de Pilates para escoliose e alguns cuidados que são necessários no pilates para escoliose, afinal a prática antes de ser um exercício físico é muito terapêutica, e porque para tratar a coluna é indicado os exercícios de pilates para escoliose.

Benefícios e cuidados

Assim como todos os outros exercícios físicos, é necessário utilizar dos exercícios de pilates para escoliose sempre observando o nível do paciente e a gravidade do problema que o mesmo tem, o mais indicado é praticar exercícios de pilates para escoliose com a ajuda de um profissional adequado.

Mas isso somente porque existem pacientes que enfrentam problemas graves, que é quando a escoliose já atingiu um nível que pode comprimir vísceras e afetar a capacidade cardiopulmonar, ou seja, já é possível que ela venha a causar dor e o corpo venha a cancelar resposta para alguns movimentos que exijam esforço elevado.

Mesmo assim os exercícios de pilates para escoliose atendem muito bem esse público, já que os exercícios de pilates para escoliose, são exercícios adaptados e direcionados para cada indivíduo, e sem contar que além disso os exercícios da pratica são guiados por profissionais qualificados, o que torna a prática mais segura e efetiva.

E os benefícios dos exercícios de pilates para escoliose são:

  • Ajuda no fortalecimento muscular;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Trabalha a coordenação motora;
  • Reabilita o corpo;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Melhora o alinhamento postural;
  • Melhora a mobilidade articular;
  • Melhora o sono;
  • Melhora a resistência;
  • Melhora a resistência do corpo;
  • Diminui a dor;

Existem ainda muitos outros benefícios nos exercícios de pilates para escoliose, em que o modo que o pilates trabalha o corpo é geral, o pilates é muito benéfico de diversas maneiras nesses quadros clínicos. Confira a seguir alguns exercícios de pilates para escoliose e um passo a passo intuitivo.

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Principais exercícios de pilates para escoliose

Segue abaixo alguns exercícios de Pilates para escoliose, se claro a doença que já foi diagnosticada é a escoliose, simplesmente porque doenças diferentes possuem tratamentos diferentes:

Side Bend

Objetivos do exercício:

  • Fortalecimento: Quadrado lombar, os multífideos, deltoide, transverso do abdômen, eretores da espinham oblíquos interno e externo
  • Mobilização: Curva na lombar;
  • Alongamento: Cadeia lateral;
Passo a passo
  1. Em posição inicial: Decúbito lateral, estenda os membros inferiores e os posicione alinhados com o tronco, apoie uma das mãos no solo e outra mão mantenha apoiada sobre o quadril.
  2. Faça a flexão Lateral no tronco, elevando o quadril, mantendo os joelhos estendidos e levando a mão apoiada sobre o quadril em direção a cabeça.
  3. Volte a posição inicial.

Mermaid no reformer

Objetivos do exercício:

  • Fortalecimento: Quadrado lombar, multifidus, transverso do abdômen, oblíquos interno e externo, eretores na espinha
  • Mobilização: Curva lombar e curva do tórax;
  • Alongamento: Cadeia lateral.
Passo a passo
  1. Em posição inicial: Se sente de lado, no carrinho do reformer, com as pernas cruzadas. Apoie a mão mais próximo sobre a barra, enquanto a outra permanece ao lado do corpo.
  2. Empurrando o carrinho, conduza o seu outro braço na mesma direção, inclinando o tronco lateralmente e inclinando levemente sua cabeça.
  3. Volte a posição de início. E realize o movimento do lado oposto.

Knee Streetches no reformer

Objetivos do exercício:

  • Fortalecimento: Quadríceps, multifidus, oblíquos interno e externo, transverso abdominal;
  • Mobilização: Curva do tórax e a lombar;
  • Alongamento: Cadeia Anterior;
Passo a passo
  1. Se posicione: Apoie suas mãos sobre a barra do reformer e apoie seus joelhos em cima do carrinho, mantenha os pés apoiados sobre as ombreiras. A coluna deve permanecer retificada inicialmente
  2. Empurre o carrinho, inclinando horizontalmente o corpo e realize a anteversão do quadril. Nesse movimento é importante o acionamento correto da escápula para evitar sobrecarga dos ombros.
  3. Volte a posição inicial, retornando a partir da retroversão do quadril e o enrolamento em C da coluna vertebral.

Abdominal no Cadillac.

Objetivos do exercício:

  • Fortalecimento: Oblíquos interno e externo, músculo reto abdominal, quadríceps e transverso abdominal.

Passo a passo

  1. Início: Deite em decúbito dorsal, com a barriga para cima, e coloque o antepé em cima da barra Fixa, coloque as mãos na sua nuca, mantendo seus ombros e os cotovelos em posição de rotação externa. Realize a flexão anterior do seu tronco, e simultaneamente estenda os membros inferiores.
  2. Retorne a posição inicial, articulando a coluna vértebra por vértebra
  3. Outro modo: Posicione-se abaixo da barra torre, e segure nela. Mantenha os pés apoiados e realize a flexão anterior do tronco, empurrando a barra para cima.
  4. Retorne o movimento, articulando vértebra por vértebra

Concluindo

Existem atualmente até mesmo estudos que comprovam que os exercícios de pilates para escoliose são muito benéficos, porque o pilates promove a estabilidade, mobilidade da pelve, coluna e abdômen, além disso proporcionando mais flexibilidade.

Sem contar que os exercícios de pilates para escoliose também visam trabalhar o fortalecimento musculatura do paciente, dessa forma os exercícios de pilates para escoliose também fazem com que o paciente consiga aliviar a dor que incomoda as atividades da vida diária.

Mas precisa sim haver o cuidado dos profissionais na hora de trabalhar com exercícios de pilates para escoliose, porque exercícios de pilates para escoliose devem ser muito bem prescritos e orientados, evitando piora do quadro do paciente.

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