Materiais exclusivos!

Hérnia de disco e Pilates

Aprenda tudo sobre hernia de disco pilates, e como o pilates é usado para tratar a hérnia discal.

Hérnia de disco e Pilates

hernia-de-disco-pilates

Sabemos que em todas as atividades que fazemos, nós movimentamos a coluna até mesmo enquanto estamos dormindo, e hoje viemos falar da hérnia de disco, mas para que possamos entender melhor a hérnia de disco vamos entender de antemão como funciona a coluna vertebral.

Se um individuo quer tratar a hérnia de disco com pilates é muito importante que ele entenda antes a complexidade da hérnia discal, os sintomas da hérnia, e claro em que o método pilates pode ajudar.

Divisão da estrutura da coluna vertebral

É possível que se faça a divisão das estruturas da coluna em quatro partes que são fundamentais, para tratar a hernia de disco pilates que você conheça mais profundamente, já que a coluna é algo extenso e composta de várias formas.

Vértebras

Para tratar a hernia de disco pilates precisamos entender que as vértebras são os ossos da formação da coluna, e que eles se alinham umas sobre as outras para formar um canal de proteção para a medula espinhal (conexão do nervo em meio ao corpo e o cérebro).

As vértebras são rígidas, porém com certo grau de movimento, o que permite movimentação do nosso tronco. Toda vértebra é constituída por um corpo muito compacto, processo transverso, espinhoso e articular; pedículo, lâmina, forames e faces articulares.

O disco intervertebral

Para tratar a hernia de disco pilates precisamos saber que o disco intervertebral é uma estrutura fibrocartilaginosa, e situam-se entre os corpos vertebrais, como se fosse um amortecedor, responsável por proteger a medula espinhal, amortecer cargas e pressões que a coluna recebe, garante a movimentação da coluna e atuar na transmissão de cargas.

É composto de um núcleo pulposo e anel fibroso. O núcleo pulposo trabalha retendo água, e mantem as vértebras em distância adequada por causa da pressão do mesmo, esse núcleo se encontra no centro, e em volta dele tem o anel fibroso. O anel fibroso é responsável por manter o núcleo no centro, dessa forma previne as deformações através das torções.

O problema em si, é que quando o disco intervertebral sobre pressão de forma exacerbada, com isso acaba desidratando, assim o líquido gelatinoso vai de dentro para fora. Ocorrendo o extravasamento da substância gelatinosa

Ligamentos

Para tratar a hernia de disco pilates é importante que conheçamos os ligamentos, que vão unir as vértebras, estabilizando a coluna protegendo a estrutura subjacente. Os principais ligamentos da coluna são: Ligamento longitudinal anterior e posterior, interespinhoso, supraespinhoso, nucal e amarelo.

Musculatura

Diversos músculos estão localizados ao redor da coluna vertebral e para tratamento da hernia de disco pilates, precisamos saber quais são os principais, visto que estabilizam o tronco e controlam a produção dos nossos movimentos.

Os principais músculos estabilizadores da coluna vertebral são: transverso abdominal, multífidus, glúteos, iliopsoas e músculos do assoalho pélvico.

Sintomas que indicam hérnia de disco

Para fazer o tratamento da hernia de disco pilates, precisamos entender que existem vários tipos de hérnia, sendo elas na região cervical ou lombar, que são os locais mais comuns de ocorrer. Conheça abaixo alguns sintomas de hérnia de disco, mas isso irá depender da gravidade da hérnia de disco e do indivíduo:

  • Perda da consciência corporal;
  • Formigamento;
  • Parestesia;
  • Perda da força nos músculos;
  • Sentido dos membros superiores- Em caso de hérnias discais cervicais;
  • Sentido dos membros inferiores, em caso de hérnia de disco lombares;

A hérnia de disco é algo que causa outros sintomas, que ficam mais graves a depender do avanço da doença, sendo que em algumas vezes existe a necessidade de que o indivíduo precise de cirurgia.

Outro hábito ruim que pode causar hérnia de disco são posturas que sobrecarregam os discos intervertebrais, seja a por conta de carregar peso, ou até mesmo ao passarmos horas em na mesma posição.Por isso, o uso do método pilates nesses casos de vícios posturais é excelente alternativa, além de ser ótimo para o condicionamento físico. Abaixo vamos entender a hérnia de disco pilates, e como o método pode ajudar.

Como o Pilates pode ajudar?

Os próprios médicos e ortopedistas indicam cada vez mais que a hernia de disco pilates seja praticada, porque é uma atividade física que alivia dores e melhora o quadro clínico do indivíduo, e existem outros tratamentos para a doença que não envolvem pilates, mas ainda assim os ortopedistas recomendam para aliviar dores.

A hérnia de disco pilates começa a trazer resultados quando a coluna consegue se estabilizar, associado respiração, a contração no powerhouse (músculos do abdômen e quadril, que suporta a coluna lombar) e com isso mais consciência para a execução dos movimentos.

Sem contar que a hérnia de disco pilates, é trabalhada por que há um realinhamento na postura, e a carga do corpo é bem distribuída novamente, havendo assim o equilíbrio dos músculos.

Lembrando que a hérnia de disco pilates quando aplicado, a mobilidade na coluna melhora, e faz com que a articulação se movimentem melhor, permanecendo assim saudáveis, e o alongamento e fortalecimento que a pratica promove, protege o disco intervertebral e o alinhamento da postura.

Assim em meio aos sintomas da hérnia de disco pilates causa uma melhora desses, diminuindo a dor para que o indivíduo volte a sua atividade física normalmente, mas claro com segurança.

Em que mais o Pilates pode ajudar?

A hérnia de disco pilates é indicado para o fortalecimento dos músculos do abdômen, acima de tudo os oblíquos e o transverso, que cuidam da pressão intra-abdominal, agindo sob o diafragma como se fosse um mecanismo atenuado, trazendo compressão da carga em meio ao disco intervertebral.

Fora que os exercícios que fortalecem essa musculatura no pilates, quando praticado, a hérnia de disco pilates, o disco se nutre, por conta do aumento da difusão do oxigênio de forma passiva diminuindo a concentração do hidrogênio.

Os exercícios ajudam a ganhar espaço entre as vértebras, por conta do movimento que proporciona o crescimento crânio caudal, e ainda estimulam a correção da postura, por isso para a hernia de disco pilates passou a ser tão usado, por conta da funcionalidade do método para reabilitar o paciente que possui algum problema ortopédico ou neural, principalmente em meio a coluna vertebral e a estabilidade da mesma.

É claro que existem outros tratamentos para hérnia de disco, e também é possível a necessidade de cirurgia. Mas existem atualmente estudos que comprovam que a hérnia de disco quando tratada utilizando o método pilates existem grandes chances de que a mesma se torne menos dolorida e ainda seja reabsorvida, e com isso proporcionando alívio da dor.

Lembrando que o pilates também é indicado para as pessoas que gostariam de prevenir hérnia de disco, sendo benéfico a forma preventiva também.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates para dor?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.