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Pilates para dor no joelho

Você sabia que o método Pilates para dor no joelho pode fortalecer o grupo muscular que fica na região do joelho? Confira este artigo e aprenda mais sobre isso!

Pilates para dor no joelho

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O Método Pilates para Dor no Joelho

Método Pilates pode ser um ótimo aliado para problemas físicos ou dores constantes nos joelhos, e isso se deve ao fato do Pilates ser um método de treinamento que exercita todos os músculos do corpo ao mesmo tempo. Além de fortalecer os músculos profundos que são responsáveis pela sustentação e estabilidade do corpo, tornando o Pilates para dor no joelho extremamente eficaz.

Sobre Pilates para Dor no Joelho e como resolvê-la

Falando um pouco da parte anatômica do joelho, e principalmente sobre as articulações, elas são responsáveis pela mobilidade do corpo junto com os músculos, uma das maiores articulações do nosso corpo é a articulação presente nos joelhos. No entanto, a articulação do joelho é extremamente complexa e uma das menos resistentes e mais impactadas seja por  acidentes diretos, ou lesões por sobrecarga.

Isso se deve ao fato dos joelhos serem capazes de suportar boa parte do peso do nosso corpo, e, tendo músculos fracos no envoltório muscular, acabam sendo muito mais propensos a lesões.

A articulação dos joelhos, identificada assim, é a articulação central dos membros inferiores (pernas). Em questão de estrutura óssea, o joelho é formado pela união de três ossos extremamente importantes para nos mantermos em pé, a porção distal do fêmur, e a porção proximal da tíbia e fíbula.

Ainda na parte de estrutura óssea do joelho, ele também tem um pequeno osso chamado patela, que acaba por se articular com a porção anterior e inferior do fêmur. A principal função da patela é aumentar o braço de alavanca do quadríceps, músculo localizado na porção anterior da coxa.

Em relação a parte articular, o joelho está rodeado por cápsula articular ( que contém o líquido sinovial), ligamentos, tendões e meniscos que conferem estabilidade para todo o membro inferior. Nas proximidades desta, são inseridos músculos grandes e fortes que desempenham função movimentadora.

Se alguma vez você já lesionou o joelho em uma brincadeira ou até mesmo em um acidente, você deveria saber que são necessários ambos joelhos saudáveis para a prática de qualquer esporte ou atividade física, e, lesionar essa região pode te deixar fora desse tipo de atividade por um bom tempo.
Felizmente, existem diversas formas de prevenir lesões como essa, e além de tudo cessar as dores comuns no joelho de uma forma simples, buscando pilates para dor do joelho.

Em que casos o Pilates para dor no Joelho pode ajudar na reabilitação física

O joelho é formado por diversas estruturas anatômicas, como os ossos, a cartilagem, os músculos, o ligamento e os tendões, todos funcionando de forma cooperativa entre si, como se fossem apenas um só.

Mas na verdade, eles são apenas uma estrutura importante das muitas espalhadas por todo o corpo. Ou seja, quando falamos de uma lesão nessa estrutura, podemos nos referir a cada uma desses componentes da estrutura.

A partir do momento que o problema foi diagnosticado e identificado pelo médico que não tem relação com ruptura ligamentar, fraturas ou algum outro problema que necessite de intervenção cirúrgica, é o momento em que podemos tomar algumas medidas sobre o assunto, a fim de tratar a lesão como prioridade e saber quais movimentos aplicar para poder combatê-la.

No geral, as principais causas de dores no joelho ocorrem por descuido próprio, como o sobrepeso, a sobrecarga física por exercício de impacto elevado, uso de calçados inadequados, o desequilíbrio postural, lesões antigas que não forma tratadas da forma devida,o sedentarismo, os maus hábitos alimentares e de vida, e até mesmo o uso de saltos altos.

Um dos piores aspectos dos citados acima é o sedentarismo, haja vista que a falta de atividades físicas ou esportes pode ser um dos piores inimigos do joelho, e é um mal que não tem distinção por sexo ou idade.

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Pilates para dor no joelho (Foto: Divulgação)

Reabilitação: O Método Pilates para Dor no Joelho

O método Pilates, criado e desenvolvido por Joseph Pilates, pode ser um grande aliado quando falamos em pilates para dor no joelho, ajudando com a reabilitação física na estrutura dos joelhos, devido a eficácia do método de vasta variedade de exercícios físicos, que possuem baixo impacto e auxilia no tratamento de estruturas ligamentares e tendíneas. Por isso, ele pode se tornar um ótimo aliado para este tipo de problema.

Se você adora, esportes aquáticos como natação, caminhadas tranquilas e suaves, são ótimas alternativas para se manter ativo durante o processo de reabilitação física.

O Pilates, com sua incrível capacidade de potencializar a musculatura dos membros inferiores, acaba por prevenir lesões, favorecendo um padrão de movimento adequado e visando a postura correta, gera um padrão de movimento muito mais eficiente.

O método tem como um dos principais benefícios o fortalecimento do core ou power house, também conhecido como o centro de força do corpo. Além disso, ele fortalece os glúteos e a coluna lombar, estruturas fundamentais para a reorganização do movimento e da postura correta.

Os exercícios e técnicas do Pilates também podem fortalecer as musculaturas que cercam o joelho, como o quadríceps, adutores e isquiotibiais, responsáveis por protegerem a articulação.

Quando sentimos dor no joelho, a tendência é de mudarmos a postura e a forma de caminhar como uma espécie de medida compensatória.

Essa mudança acaba por produzir desequilíbrios posturais e sobrecarregar outras partes do corpo, podendo levar as lesões em outras estruturas corporais.
Podendo assim gerar dores no quadril, dor na lombar e tornozelos.

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