Materiais exclusivos!

Exercícios de Pilates e a performance dos atletas

Você quer saber o que os Exercícios de Pilates e a performance dos atletas tem haver?

Exercícios de Pilates e a performance dos atletas

pilates-para-atletas

Como é de conhecimento de muitos, Pilates para atletas é uma excelente ferramenta para treinamento do corpo de forma integral. Ainda mais quando se trata de rendimento esportivo, visto que os exercícios são pensados baseados no esporte que o atleta pratica, promovendo dessa forma melhora do gesto esportivo e por consequência o rendimento.

Por esse motivo, pode ajudar a melhorar a preparação de práticas esportivas. O método promove a melhora do desempenho, tanto de atletas profissionais quanto amadores. Mas de que forma isso ocorre? Os princípios do Pilates priorizam o controle, consciência corporal e de movimento, melhora padrões posturais, ativação do Core (centro de foça do corpo), aumenta o ganho de flexibilidade, fortalecimento muscular, além de melhorar o padrão respiratório.

Confira mais artigos sobre Pilates para articulações

O método Pilates e os atletas

É muito comum entre os praticantes de exercícios físicos, relatos de desconfortos musculares e articulações, dentre as queixas mais comuns estão: lombalgias, dores nos joelhos (disfunções fêmoro-patelares), tornozelo e ombro; ou ainda queixa decorrente de fadiga de treino, como dor muscular tardia e dormência em membros inferiores ou superiores após treinos exaustivos.

Os esportes em geral exigem movimentos repetitivos por longo período. O treino excessivo muitas vezes é aliado de gesto incorreto, o que gera sobrecarga de grupos musculares incorretos, o que pode gerar problemas graves, como lesões musculares ou articulares, por exemplo.

Conheça as principais curiosidades sobre o Pilates

Além disso, os movimentos executados de forma incorreta podem reduzir o rendimento do atleta e ainda ocasionar lesões.

Pensando nisso, melhorar o padrão motor, ou seja, o gesto esportivo, auxilia tanto na prevenção de lesões como na melhora da performance de atletas, e nesse caso, o Pilates pode ser um excelente aliado nesse processo, com o intuito de melhorar padrão postural, gestual do atleta, ativação de Core e consciência corporal.

O fortalecimento dos músculos do Core, gera melhora na estabilidade de tronco, coluna e pelve. A integração dos músculos abdominais, glúteos e assoalho pélvico gera boa estabilização do Centro do corpo, e com isso auxiliam na boa execução dos movimentos. Isso vai de encontro com a afirmação de Joseph Pilates, que dizia que pessoas com um Power House fortalecido, teriam o corpo todo forte.

Sendo assim, tanto em questão de manutenção de performance, como para diminuir os riscos de lesões decorrentes do esforço esportivo, é imprescindível buscarmos um fortalecimento inteligente e equilibrado de vários músculos.

Mais sobre o método Pilates e o esporte

O problema das modalidades esportivas são os desequilíbrios gerados devido ao movimento do esporte, por exemplo, pessoas destras, terão os músculos do lado direito do corpo mais fortalecidos,enquanto que do lado esquerdo estarão mais enfraquecidos, gerando descompensação muscular.  

Um corpo fortalecido pela prática de Pilates para atletas trabalhará em conjunto perfeito, em que cada músculo efetuará seu trabalho, seja de estabilização ou movimentação, sem causar desequilíbrios que possam comprometer alguma estrutura corporal.

Os exercícios de Pilates trazem aos atletas inúmeros benefícios, eliminando aquelas terríveis dores lombares após longos treinos ou, facilitando a transferência de força aos braços e pernas, melhorando o posicionamento dos joelhos, tornozelos e pelve, eliminando desta forma uma série e problemas nos mesmos, como dores patelares, tendinites e bursites, por exemplo.

Experimente o Pilates pelo menos duas vezes por semana e permita-se ser surpreendido pelos resultados. Mas é importante orientação por um profissional qualificado, pensando nas adaptações de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates para atletas?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.