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Pilates para atletas

O Pilates para atletas é um dos principais exercícios físicos utilizados para o fortalecimento muscular do corpo como um todo, treinando as aptidões físicas, a capacidade e o condicionamento do corpo.

Pilates para atletas

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O pilates para atletas é conhecido por servir como grande aliado no rendimento esportivo, melhora da consciência corporal, auxiliando na prevenção e recuperação de lesões, economia de energia e melhora no gesto esportivo. Você estará menos exposto a adquirir lesões, uma vez que haverá o trabalho específico dos grupos musculares corretos. A economia de energia e o aumento do ritmo durante os treinos e competições é outro ponto importante.

 Benefícios do Pilates para atletas

Em relação ao trabalho preventivo, o pilates tem auxílio na melhora da técnica, aumenta a tolerância ao esforço, ajustando desequilíbrios musculares e reduzindo a absorção de impacto.

Outro benefício é a manutenção e correção da postura em virtude do fortalecimento do core (musculatura responsável pela sustentação da coluna). Devidamente trabalhado e fortalecimento, faz com que o atleta tenha um melhor controle sobre o tronco e assim, a melhora da mecânica na atividade que desempenha.

Ou seja, o pilates para atletas pode te ajudar em:

  • Maior consciência corporal
  • Menos risco de lesões
  • Aumento da tolerância ao esforço
  • Fortalecimento do core
  • Sustentação da coluna (tronco)

O começo do Pilates para atletas

Entre o período que vai do meio até o fim dos anos 1990, tivemos o primeiro boom, onde celebridades como Madonna e outros famosos começaram a divulgar os benefícios do método. Aparentemente, no período atual estamos tendo um segundo “boom” com atletas profissionais – como Jake Arrieta, Jimmy Butler, Cristiano Ronaldo, LeBron James, que estão discutindo e divulgando os benefícios do método Pilates para os esportes praticados profissionalmente.

 Como sabemos, o Pilates tradicional traz benefícios como a prevenção de lesões, a reabilitação física, o fortalecimento do core (ou núcleo de força do corpo), o alongamento corporal e principalmente o treino de coordenação motora e controle do corpo.

Além dos benefícios de prevenção de lesões, o pilates pode auxiliar no processo de recuperação muscular, como tratamento de lesões, acelerando o processo de recuperação muscular.

 Infelizmente, muitos atletas vêm a conhecer o método de Pilates para atletas quando tratamos de casos de reabilitação e tratamento de lesões, entretando pode ser utilizado de forma preventiva, auxiliando assim na melhora do desempenho e evitando o aparecimento de lesões.

 

O treinamento do Pilates para atletas.

Um mito que existe no treinamento do Pilates para atletas é de acharem que se o exercício não gera força, não surte efeito, no entanto compreender a mecânica e gesto adequado não requer necessariamente força, mas sim consciência e coordenação naquilo que está sendo executado.

A biomecânica do esporte é de suma importância para gerar melhora no rendimento esportivo e evitar gasto excessivo de energia.
O que realmente importa é a biomecânica e o alinhamento perfeito na hora dos exercícios, dessa forma, a força e a velocidade vão melhorando gradativamente, e, quando o atleta sentir a diferença de ambos os atributos, sentirá também a melhora do padrão de seus movimentos, e por consequência a biomecânica extremamente favorável para seu esporte.

 Atletas profissionais são extremamente motivados a melhorar, portanto, quanto mais forem treinados, mais resultados positivos irão observar no seu desempenho.  Quanto maior a frequência nos treinos, mais eles sentirão os efeitos benéficos do Pilates.

 

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O que difere o método Pilates dos outros?   

Apesar de o Pilates ser um tipo de exercício físico e extremamente benéfico para atletas, existe uma grande diferença entre a maioria dos esportes e o método Pilates. No Pilates, a maior parte  dos movimentos são simétricos, enquanto que a maioria dos movimentos no esporte são completamente assimétricos.

Por exemplo, temos os exercícios de footwork, o frog, e o rewind no reformer que são movimentos que trabalham membros inferiores, abdominais e membros superiores  ,na mesma direção, na mesma velocidade e ao mesmo tempo.

Em contrapartida, temos os esportes que em sua maioria são caracterizados por movimentos assimétricos e possuem rotação do tronco. Como por exemplo: correr, que exige o movimento do braço e perna contra lateral, como a perna direita e braço esquerdo; arremesso, ou até mesmo um chute no futebol ou no tênis o movimento de saque. 

Executar na aula movimentos de Pilates que são assimétricos pode auxiliar na execução do movimento do esporte, deixando assim as sessões mais eficientes.  

Os exercícios são desenvolvidos de acordo com cada indivíduo, adequando dessa forma ao esporte que o mesmo pratica. Para isso é necessário flexibilidade, coordenação, propriocepção e resistência, dependendo da modalidade esportiva; que são trabalhamos de forma efetiva durante as aulas.

Em esportes que apresentam rotações de tronco por exemplo, devem ser analisados o padrão que o atleta utiliza para executar o movimento, adequando dessa forma a melhor estratégia, evitando sobrecargas desnecessárias e movimentos que podem causar lesões.

 

Além disso, os movimentos rotacionais interferem diretamente no padrão de movimento da coluna vertebral, e por isso é fundamental a execução adequada, visto que essa estrutura é vital para nossas atividades diárias.

 Por exemplo, quando o quarterback em um jogo de futebol americano deseja arremessar a bola, ele deve, se for destro, girar a parte interna da perna direita, criando um espiral por todo o corpo, o que irá permitir que ele arremesse a bola na direção desejada e tão longe quanto necessário. Entretanto, se sua coluna não estiver corretamente alinhada e estirada por causa de um alinhamento ruim com a pelve ou do segmento toracolombar , a força rotacional não irá mover a bola com a força desejada, pois irá perder energia para o lado contrário do corpo  

 Para conseguir arremessar a bola tão longe quanto necessário, o atleta deverá colocar mais precisão e mais força, o que pode acabar lesionando os músculos dos membros superiores, ou ainda levar uma lesão nas costas ou nos ombros.

A beleza do Método Pilates é que pode ser adaptado para todos. Como o Pilates vem crescendo, mais pesquisas são publicadas, e seus benefícios são divulgados, compreendendo um método único e universal.

Atletas estão começando a entender os benefícios do Pilates e o que os instrutores do método podem fazer por eles.

Nós, instrutores de pilates, podemos fazer muito pelo atleta auxiliando tanto na melhora da performance, como também na reabilitação de lesões. O método pode somar ao treinamento esportivo de várias formas, através da melhora da qualidade e eficiência do movimento (uma das propostas básicas do método) e um treino específico pode favorecer a organização corporal, alinhamento e otimizar seu desempenho esportivo.  

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