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Quais exercícios posso indicar para escoliose?

Escoliose é um desvio comum na coluna de crianças e de adolescentes. Que acontece pelo fato de haver um desvio tridimensional da coluna vertebral. Normalmente este desvio aparece durante a fase de crescimento, que atinge principalmente os adolescentes, e não tem causa aparente. Nesta ocasião, denomina-se Escoliose idiopática. Esse problema afeta de 2% a 3% de toda a população que é mais comum em meninas.

Quais exercícios posso indicar para escoliose?

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Ao passar muito tempo em frente do computador, muito tempo no trânsito com o banco ajustado de um modo ruim para suas costas ou até muito peso nas costas, com mochilas cheias, são alguns dos hábitos que podem beneficiar a ocorrer o desvio lateral da coluna, que é o desenvolvimento da escoliose exercícios, o desvio na coluna vertebral podem obter a forma de um "C" ou de um "S". A curvatura tanto pode ir para o lado direito quanto para o esquerdo. As dores são mais aparentes na fase adulta, principalmente se não tiver havido nenhum hábito ou tratamento.

Conheça: Quais exercícios indicar para cintura escapular?

A coluna vertebral é formada por:

  • 7 vértebras cervicais;
  • 12 vértebras torácicas;
  • 5 vértebras lombares;
  • 5 vértebras sacrais;
  • 4 vértebras coccígeas

Quando estão indicados exercícios para Escoliose?

A principal indicação de Escoliose Entre os exercícios para correção de escoliose o mais simples e efetivo são dar curvas leves e moderadas na criança ou adolescente em fase de crescimento, para que ocorra a reestruturação óssea. A utilização de coletes  podem fazer  parte do tratamento, de acordo com a previsão dada pelo médico do crescimento ósseo. Se por um acaso não houver mais previsões de crescimento, não é mais necessário o uso do colete. Os indivíduos que sofrem de escoliose deve fazer consultas e ser acompanhado por médicos ortopedistas, especialista em coluna ou por um fisioterapeuta.

Outros problemas de coluna: Quais exercícios indicar para coluna?

Nas consultas para melhorar a escoliose, o paciente é ensinado a se corrigir na postura e nas suas atividades do dia a dia que envolvem suas costas. Normalmente é utilizado um espelho para facilitar a aprendizagem do paciente aos movimentos , além de aprenderem a respirar de uma maneira que auxilia na correção da coluna vertebral.

Os objetivos de Escoliose Exercícios são:

  • Impedir progressão (piora) da curva.
  • Impedir colapso postural.
  • Prevenir ou tratar disfunção respiratória (falta de ar).
  • Prevenir ou tratar dor nas costas.
  • Melhorar estética e qualidade de vida.

Há diversos exercícios que estimulam a melhora da escoliose, eles são, Natação, Ioga, Pilates, Caminhada, Corrida, Hidroginástica, etc. Esses exercícios trabalham a simetria e o fortalecimento muscular da região da coluna vértebra. A natação é o mais optado, pelo fato de fortalecer e alongar os músculos ao mesmo tempo .É uma ótima opção por não haver impacto e por conta de ser aeróbico.

Pilates para coluna: o básico

Mas a natação não irá corrigir o desvio lateral da coluna. Para que haja a melhora da escoliose é preciso realizar os exercícios recomendados de um profissional da saúde. Com todos  esses exercícios para a coluna e os esportes ditos anteriormente , sua coluna vertebral irá ir em direção a melhora, e com o tempo o problema da escoliose sumira.

O Pilates contém diversos equipamentos que ajudam especificamente para tratar esses desvios. Além de haver a melhora desses desvios, o indivíduo também garante outros diversos benefícios para o seu corpo, por exemplo:

  • Fortificação do corpo.
  • Melhora do condicionamento físico.
  • Melhora da respiração.
  • Reabilitação do corpo.
  • Melhora do sono.
  • Melhora do equilíbrio.
  • Promove o relaxamento.
  • Melhora da resistência.
  • Correção da postura.
  • Aumenta o bem-estar.

Sequência de Escoliose exercícios

Respiração direcionada no Mermaid: Sentado com membros inferiores em flexão e rotação externa dos quadris, coluna neutra, incline o tronco para o lado da curvatura escoliótica, apoie a mão ipsilateral na nuca e a outra mão nas últimas costelas do lado côncavo. Após esses passos , realize a respiração e progressivamente aumente o tempo respiratório. Permaneça com o crescimento axial durante as repetições respiratórias e progrida com a resistência, à medida que a capacidade respiratória aumentar. Os exercícios de Pilates tem por objetivo direcionar a expansão torácica para o lado côncavo da curvatura escoliótica.

  • Roll up com tonning ball: Em decúbito dorsal, com os membros inferiores estendidos, membros superiores em flexão de ombros a 180° (sem elevar as costelas) e uma tonning ball nas mãos. Realize a flexão de tronco e de ombros simultaneamente, elevando um membro inferior, flexionando o quadril, uma mão segurando a tonning ball, realizando a abdução de ombro com rotação de tronco. A mão oposta segura a perna que eleva, mantendo o crescimento axial. Feito isso, alterne os lados. Caso não consiga elevar o tronco a partir dos membros inferiores em extensão, pode apoiar um membro inferior no solo. Além disso, este exercício também pode ser realizado sem o acessório. Este Escoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo mobilizar a coluna em flexão e rotação, fortalecer os músculos abdominais e o manguito rotador e melhorar a coordenação motora.
  • Swan na chair: Deitados de barriga para baixo no solo com membro inferior em extensão, coloque as mãos no pedal e realize a hiperextensão do tronco à medida que o pedal está descendo. Ao realizar este movimento, deverá tomar cuidado para não perder a estabilidade escapular e diminuir a contração do power house. Este Escoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo fortalecer os músculos para vertebrais, glúteo máximo, isquiotibiais e tríceps sural.
  • Abs obliques: Sentados de costas para o assento da Chair com joelhos em extensão, apoie uma mão no pedal e outro membro superior em flexão de ombro a 90°. Realize a descida do pedal estendendo e rodando o tronco para o lado do membro superior que está apoiado no pedal. Além disso, a cervical deve acompanhar o movimento. Para facilitar o exercício, coloque a caixa de extensão da Chair ou bola suíça para apoiar os membros inferiores. Este Escoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo fortalecer os músculos abdominais com ênfase nos oblíquos internos e externos, fortalecer os quadríceps em isometria e alongar peitorais.
  • Sit up com faixa elástica: Sentado sobre os ísquios no Barrel, pés apoiados no espaldar, membros inferiores flexionados a aproximadamente 90° de joelhos e quadril, ombros flexionados a 90° e cotovelos estendidos. Realize o enrolamento da coluna em flexão simultaneamente com a abdução horizontal dos ombros com a faixa elástica, retorne à posição inicial. Certifique-se de que estar realizando o enrolamento da coluna lombo- Sacral, permitindo a mobilidade da maneira correta. Este Escoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo aumentar a mobilidade da coluna e fortalecer os músculos abdominais e manguito rotador.
  • Back Extension: Em Decúbito ventral, com abdômen apoiado no Barrel, pés no espaldar e mãos na nuca, realizem a extensão com rotação de tronco associada com a abdução horizontal de ombro. A cervical deve acompanhar o movimento. Este Escoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo fortalecer os músculos paravertebrais e glúteos, mobilizar a coluna cervical e torácica em extensão e rotação.
  • Abs obliques no cadillac: Em decúbito lateral, com um membro superior no centro da barra, o outro membro superior à frente do tronco e membros inferiores nas barras verticais, inclinem o tronco em direção à barra móvel. Quanto maior a resistência das molas, mais fácil será para executarem os movimentos. O membro inferior acima deverá estar na barra da frente e o membro inferior abaixo deverá estar na barra de trás para evitar a rotação da pelve. Para aumentar a complexidade, pode colocar o membro superior abaixo com abdução de ombro a 180°. Este Escoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo fortalecer o abdome com ênfase nos músculos oblíquos externos e internos.
  • Abdominal no Cadillac: Em decúbito dorsal, com o antepé na barra fixa (ou barra torre), mãos na nuca, cotovelos e ombros em rotação externa, simultaneamente estenda os membros inferiores e flexione o tronco. Outra forma de realizare este movimento é permanecendo com o tronco flexionado e estender os membros inferiores. Este Eescoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo fortalecer os músculos reto do abdome, oblíquos internos e externos, transverso do abdome e quadríceps.
  • Side plank: Coloque a prancha extensora no Reformer e apoie o cotovelo, membros inferiores apoiados nas ombreiras, sendo que o membro inferior acima, deverá ficar na ombreira da frente. Elevem a pelve e realize flexo-extensão de quadris e joelhos, mantendo a estabilidade de tronco e pelve. Este exemplo Escoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo fortalecer os oblíquos e aumentar a estabilidade de ombros.
  • Side Bridge: Em decúbito dorsal, com um pé apoiado na barra de pés e ou outro pé abaixo, eleve a pelve simultaneamente com a rotação de tronco e quadril. Progressão: realizar a flexo-extensão de joelhos. Os joelhos da perna que está apoiada devem permanecer parados e apontados para o teto. Este Escoliose Exercícios de Pilates tem por objetivo fortalecer a cadeia posterior, com ênfase em glúteos, isquiotibiais e tríceps sural, fortalecer oblíquos internos e externos e mobilizar a coluna em torção.

Grande parte dos esportes utilizam mais de um músculo ou partes do corpo para sua realização,como por exemplo: Handball, tênis, basquete, futebol. Estes são esportes unilaterais,Que trabalha mais de um lado do que de outro, e isso pode piorar o problema, mas nada impede de praticar estes esportes, com tanto que um profissional libere esses esportes, para evitar mais dores no corpo e a piora de sua coluna.

Observação das atividades de alto impacto em Escoliose Exercícios

Há quem pratica atividades como corrida, bicicleta ou outras atividades aeróbicas tem que ficar atentos a dois importantes aspectos: o impacto dos movimentos nas articulações e o aquecimento, que prepara os músculos para a realização dos exercícios. Para evitar dores ou qualquer tipo de desconforto na sua coluna vertebral basta usar calçados adequados para a atividade, evitar solos rígidos e treinar dentro de seu limite, todas essas coisas ajudam a prevenir lesões na escoliose ou agravações

A musculação pode ser realizada desde que seja acompanhado por um fisioterapeuta ou de um professor de Educação Física especializado em desvios de coluna. A musculação feita com acompanhamento complementa o tratamento de escoliose: Pelo fato dos  exercícios fortalecerem os músculos posturais que dão sustentação à coluna. Ao optar a musculação deve se ter o cuidado com as cargas excessivas, isso machuca sua coluna vertebral e a entorta ainda mais.

Nestes exercícios específicos para a melhora da escoliose, à atenção deve ser redobrada.  Pelo fato de haver  riscos de aumentar a curvatura da coluna vertebral que resulta em dores estrondosas e também aumentando o grau da escoliose

Contudo, para obter o tratamento efetivo de escoliose é necessário que tenha um bom profissional da saúde em mãos e seguimento das atividades receitadas para a melhora da escoliose.

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