Materiais exclusivos!

Pilates para o Alzheimer

Você sabia que o método Pilates pode ser um grande aliado na luta contra o Alzheimer? A doença que possui gravidade séria pode ter seus sintomas retardados com o Pilates! Quer saber como? É só ler esse artigo.

Pilates para o Alzheimer

pilates-para-alzheimer

O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, incurável que afeta os neurônios do córtex cerebral, está associada a distúrbios relacionados ao raciocínio, perda de memória, atraso de pensamento, falta de percepção ou perda de memória, além de interferir na linguagem.

Mais sobre o Pilates contra o Alzheimer

A doença possui estágios que com o decorrer do tempo vão avançando e tornando cada vez mais severos, conforme o tempo passa e a doença evolui. No entanto, estudos recentes mostram que o Pilates pode ajudar a frenar o avanço e os sintomas dessa doença.

O método é indicado para pessoas desde os 60 anos, mesmo sem apresentar sintomatologia, visto que a cuidar da saúde se torna possível antes mesmo de ter a doença, para prevenção e amenizar os sintomas. A prática é recomendada entre 2 a 3 vezes por semana.

A doença não tem necessariamente relação com a hereditariedade, no entanto é geneticamente determinada.

O método Pilates trabalha a mente e o corpo, de forma simultânea, e possui dentre os princípios básicos a concentração. A concentração, é afetada significativamente em portadores da doença, visto que tirar a área do cérebro afetada é o hipocampo, responsável pela memória e aprendizado. Sabendo-se disso, a prática pode postergar a degeneração das células cerebrais.

Outro princípio fundamental é a capacidade de controle os movimentos, o que impacta diretamente na coordenação motora e com o avançar da doença, prejuízos motores começam a ser notados, como dificuldades de ficar em pé, caminhar e controlar movimentos voluntários. E por isso os exercícios do Pilates podem ser vistos como positivos

O conteúdo completo sobre Pilates contra o Alzheimer se encontra nesse e-book "Pilates contra o Alzheimer"!

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates para idosos?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.