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Pilates para idosos

O Pilates para idosos é um método muito eficaz, pois, além de trazer uma atividade física sem impacto e movimento para o corpo, traz todos os benefícios e impactos da saúde para o organismo.

Pilates para idosos

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Podemos dizer que envelhecer com saúde é o objetivo comum a todos nós. O processo de envelhecimento, por mais natural que seja, traz uma série de impactos ao corpo.

Porém, cada um pode administrar como lidar com esse processo. Quem deseja envelhecer de maneira saudável tem mais chances de manter a autonomia nas atividades e  independência. 

Benefícios do Pilates para idosos

O Pilates para idosos se destaca como uma das melhores atividades físicas. Para esse fim,  pois o objetivo principal é aliar fortalecimento, alongamento, consciência corporal e equilíbrio. Além disso, também trabalha a mente integrada ao corpo, além de promover baixo impacto e reduzir a probabilidade de quedas.

Outros pontos positivos: redução de dores, melhora significativa do equilíbrio e propriocepção, correção postural, trabalha os músculos profundos, ajude no controle de doenças como diabetes, artrite e doenças  cardiovasculares, contribui para a manutenção e aumento da densidade óssea, diminui a pressão arterial, melhora a autoestima e ajuda a prevenir o Alzheimer.

  • Ganho de autonomia para as atividades do dia a dia
  • Melhorado equilíbrio e força muscular
  • Auxiliar no controle de doenças cardiovasculares e diabetes
  • Ajuda a prevenir o Alzheimer

Quais as mudanças no corpo e na mente quando atingimos a terceira idade?  

Durante o período de envelhecimento, o corpo vai perdendo a massa muscular, diminuindo o metabolismo e também a densidade óssea (fato que pode causar osteoporose), tornando a pessoa mais vulnerável a patologias e dores na coluna e articulações, haja visto que esses estão sujeitos ao processo de desgaste, além de doenças cardíacas.

Atividades físicas para os idosos são imprescindíveis para que eles possam manter a saúde e a qualidade de vida sempre em boa forma.

Nós, recomendamos especialistas em idosos que possam indicar o melhor tipo de atividade física para cada um, assim temos efeitos positivos praticando exercício físico. Com o passar do  tempo ocorrem mudanças no metabolismo, que não são apenas biológicas, mas principalmente físicas e emocionais.

É difícil manter a mesma qualidade de vida com o passar das décadas, mas, o Pilates surge como uma técnica inovadora para manter qualidade de vida  aos seus praticantes, haja visto que os idosos realizam os exercícios de forma lenta e calma, a fim de promover melhora na consciência corporal, respiração, equilíbrio e força.

Alem de ser realizada de forma que o indivíduo pense nos movimentos executados, exigindo assim não somente do corpo mas também da mente, para não haver sobrecarga da musculatura, e trabalhando de forma consciente.

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Aprofundando os benefícios do Pilates para idosos

O método do Pilates específico para idosos é a melhor alternativa de exercício físico, pois combina com exercícios de baixo impacto no corpo, trabalhando os músculos  específicos a cada necessidade, fortalecendo o core (centro de força do corpo, o que ajuda a fortalecer a postura correta e a coluna, evitando dores regionais por conta da idade), além da atuar no processo de diminuição da massa muscular e o condicionamento do sistema cardiovascular.

O Pilates específico para idosos apresenta exercícios de pouco impacto, o que o torna plenamente seguro. O método acaba trabalhando áreas do corpo que são fundamentais para qualquer aluno, mas principalmente para pessoas da terceira idade, ou idosos.

O método trabalha principalmente na correção da postura, o que ativa a musculatura e por consequência a circulação, os exercícios de alongamento estimulam o aumento da flexibilidade.

Enquanto que exercícios de fortalecimento ajudam ao aumento de massa muscular, importantes para osteoporose e também para fortalecimento muscular pensando em articulações desgastadas.

Além disso, trabalha-se os músculos profundos, e isso inclui dentre eles  os músculos do assoalho pélvico, que controlam a perda de urina e as impurezas sólidas do corpo, prevenindo a incontinência urinária e fecal, condição que, infelizmente, é muito frequente nessa idade. 

Nessa fase da vida, existem diversas limitações presentes em atividades diárias, como sentar e levantar, amarrar um tênis, agachar, dentre outras funções diárias, e o Pilates pode ser uma boa atividade física para ajudar com todos esses problemas específicos da terceira idade.

Os benefícios do Método Pilates para idosos incluem aumento da densidade óssea, melhoria da flexibilidade muscular, diminuição de dores  articulares, melhora da postura, aumento da capacidade respiratória e cardiovascular, proporcionando satisfação total aos praticantes que desejam obter melhoria da qualidade de vida.

Pilates sendo extremamente benéfico na vida do idoso

Muitos idosos, tanto os homens quanto as mulheres, afirmam que, após um certo período referente a iniciação do método Pilates, eles sentem rejuvenescimento corporal e aumento da disposição.

Todos os exercícios no Pilates para Idosos são voltados para a reeducação do movimento utilizando o próprio corpo como principal ferramenta, o que garante na mente e no corpo, uma autonomia para o idoso. 

As técnicas do Pilates trabalham principalmente com o core, ou centro de força do corpo, fonte de força do nosso organismo, além de trazer também o diferencial de fortalecer os músculos mais profundos do corpo, especialmente o do assoalho pélvico e do abdômen. 

Os exercícios de Pilates para idosos de ambos os sexos, apresentam uma importante contribuição no fortalecimento de musculaturas que protegem a coluna vertebral, como o transverso abdominal, oblíquo, multífidos, paravertebrais, iliopsoas e os músculos do assoalho pélvico, que auxiliam em  melhora da estabilidade da coluna vertebral e consequentemente reduzem as dores nas costas.

Em consequência disso, a postura é melhorada, trazendo melhor alinhamento corporal, o que proporciona maior segurança no caminhar.

Além disso, os exercícios físicos realizados no método Pilates na terceira idade oferecem vantagens como as diminuição de dores nas articulações, mobilidade da coluna vertebral, além da incrível melhora da propriocepção e equilíbrio, características que pode ajudar e muito na prevenção de quedas e tombos, que por sua vez podem  causar lesões musculares, fraturas ósseas, traumatismos, etc.

Com a prática do método Pilates na terceira idade, ocorre grande possibilidade de obter um progresso na força muscular, o que acaba por prevenir problemas na coluna,  além de manter e aumentar a densidade óssea maior, o que reduz muito os riscos de osteoporose, fraturas, e outros problemas ósseos.

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