Materiais exclusivos!

Curiosidades sobre o Pilates para gestantes

Neste conteúdo, trouxemos as principais curiosidades sobre o método Pilates para gestantes. Aplicando os principais conhecimentos do Pilates,

Curiosidades sobre o Pilates para gestantes

pilates-para-gestantes

No período gestacional, o corpo da mulher muda muito, e nesta fase é normal a dor e desconforto, e além disso existe muita movimentação hormonal durante a gravidez, que acontece dentro do organismo durante a gestação, já que a gravidez é uma fase cheia de muitas emoções e inovações para as futuras mamães.

Atualmente podemos encontrar vários estudos que comprovam, que a pratica de exercícios deve ser realizada, durante a gestação e no pós parto, já que o corpo da mulher sofre diversas mudanças nessa fase.

A pratica de exercícios deve ser utilizada, já que durante a gravidez a atividade física é indicada, e é por isso que o pilates para gestantes vem sendo tão utilizado, mas você sabe quais são os benefícios do pilates durante a gestação e até no pós parto? Continue conosco e vamos te mostrar de que forma deve ser realizado o pilates para gestantes, quais os benefícios, visando o bem estar das futuras mamães no período gestacional e no pós parto.

Quais os benefícios do pilates para gestantes?

A pratica dos exercícios deve ser bem utilizada no pilates para gestantes, já que é preciso ter cuidados em cada trimestre da gestação, visto que a dor e desconforto tem a tendência de aumentar ao longo cada trimestre da gestação no corpo da mulher, exceto se medidas preventivas forem tomadas, como a prática regular de atividade física, que tem por objetivo diminuir as queixas de dor.

Claro que existem outros tipos de exercícios que podem ser utilizados durante a gravidez e no pós-parto, mas o pilates para gestantes vem sendo um dos mais utilizados, já que ele é menos agressivo e pode ser já pode ser utilizado desde o início da gestação, já que a gravidez é algo maravilhoso, mas em alguns casos, pode causar alguma dor e desconforto.

Abaixo vamos te mostrar o que o pilates para gestantes é capaz de fazer e porque o pilates é tão utilizado, já que ele, durante a fase da gravidez é tão importante para o bem-estar ao período gestacional e pós-parto, seja parto normal ou cesárea.

Os exercícios do pilates para gestantes mantém a boa postura.

A pratica do pilates para gestantes beneficia muito as mamães, e auxiliam na boa postura, e por consequência disso, o cinturão abdominal é fortalecido, seja em membros superiores ou membros inferiores, o pilates para gestantes fortalece os músculos que conferem estabilidade de tronco e auxiliam no controle postural.

O pilates para gestantes diminui dores

Muitas gestantes queixam-se que o período gestacional vem acompanhado de muitas dores, sejam no quadril, coluna lombar, e etc, isso porque o bebê causa aumento de peso, alterações anatômicas, posturais, que acabam causando dores e desconfortos na mamãe, e nesse sentido, o pilates para gestantes pode aliviar e muitos essas dores.

O pilates para gestantes aumenta a energia nesta fase

Gestantes que praticam o pilates sentem uma grande melhora na qualidade de seu sono, o que por consequência, aumenta muito a energia da gestante em sua rotina diária.

O pilates para gestantes para o humor e convívio com outras mamães

O pilates para gestantes possui o poder, de através dos exercícios que são praticados, relaxar e por consequência melhorar o humor das gestantes, que se sentem muito aliviadas, mas sem sentir a sensação de exaustão, e por isso o pilates para gestantes deixam as gravidas se sentindo muito mais felizes.

Sem contar que no pilates para gestantes se trabalha membros inferiores e membros superiores, o que ajuda na hora do parto, mas o mais interessante é que geralmente o pilates para gestantes, pode vir a ser realizado em grupos de mulheres gravidas, e ai isso faz com que elas se sintam muito seguras e em ótima companhia.

Os benefícios do pilates para gestantes no pós parto

Sabemos que o pós parto, seja parto normal ou cesárea é algo realmente difícil, mas algo interessante é que o pilates para gestantes ajuda na recuperação rápida e fácil no pós parto, e você ainda consegue atingir ao corpo que tinha antes da gestação em pouco tempo.

Preparação do corpo

Sabemos que, no inicio de uma gestação o corpo da mulher sofre várias mudanças diferentes, e na grande maioria das vezes o corpo não está preparado para sofrer as consequências dessa mudança.

Por isso, o corpo da mulher precisa ser bem preparado, e na verdade o mais indicado é que a mulher já pratique os exercícios muito antes da gravidez, para que assim o corpo já esteja acostumado a praticar as atividades físicas. Mas sabemos que mulheres não tem tempo, ou não se permitem momentos para o autocuidado, o que também é algo muito comum, e que faz com que as gestantes iniciem no pilates para gestantes apenas depois da gravidez ou no início da gestação.

Trabalha a consciência corporal

O que é fato é que o corpo de uma mulher gravida muda constantemente, e seja parto normal ou cesárea, o corpo da gravida vai mudar muito durante e depois da gravidez, e ai entra a consciência corporal que os exercícios do pilates para gestantes proporcionam, com tantas mudanças a gravida fica confusa e um pouco inconsciente do próprio corpo, mas os exercícios devolvem a consciência corporal e ajudam a gravida a assimilar bem essas mudanças.

Não deixa o corpo cancelar resposta pelos exercícios

Com o tempo a gravida fica bem sonolenta, e isso pode fazer com que os músculos comecem a cancelar resposta, e isso acontece apenas porque os membros do corpo se acomodam, mas o pilates para gestante trabalha os membros superiores e membros inferiores, e isso não permite ao corpo cancelar resposta.

Cuidados com o decúbito dorsal

O decúbito dorsal deve ser um posicionamento realizado com muito cuidado durante a gestação, principalmente depois de seis meses de gravidez, já que nesse decúbito a veia cava pode ser pressionada, o que prejudica a circulação e a nutrição do bebe, então deve se tomar muito cuidado com o decúbito dorsal.

O pilates para gestantes é extremamente indicado, mas sempre com a devida orientação e prescrição médica. E nesse sentido, só tem a agregar na vida da gestante

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates para mulheres?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.